quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Pecado Sempre Se Mostra Bom



Linda essa imagem, não é? Muito agradável à vista. Assim se mostra o pecado pra todos.
E foi mais ou menos assim que o pecado se mostrou pra Eva e Adão no Éden:

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3. 6)

O Senhor havia dado uma ordem para Adão não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no meio do jardim, só dela ele não poderia comer. Todas as demais árvores estavam à disposição de Adão, menos aquela. Ele e Eva poderiam comer livremente do fruto das outras árvores, menos daquela.

Eles não sentiriam falta daquele fruto. Não precisavam dele. Tudo que Deus lhes tinha dado já era suficiente. Acredito que Deus já havia deixado aquela árvore ali no meio, destacada, separada das outras, para que eles não se confundissem e comessem.

Mas por que comeram, meu Deus?!…
A resposta está exatamente no versículo que lemos: A mulher viu que era boa pra se comer ( ou seja, parecia fácil pra se comer e gostosa), tinha uma boa aparência e algo que merecia ser cobiçada: Ela daria entendimento.

Pontos muito fortes, acrescentando o fator serpente: Interessante como os “ingredientes” sempre são os mesmos para se pecar!
Porém há algo mais que chama a atenção nesse texto:
“E viu a mulher…”
O que desencadeou todo o processo da queda foi justamente o olhar da mulher. Ela “parou” os olhos na árvore e sob a influência de Satanás, comeu do seu fruto.

A lâmpada do corpo são os olhos, disse Jesus (Mt. 6. 22-23), e precisamos ter muito cuidado com o lugar onde estamos fixando o olhar.
A ordem de Deus deve ser obedecida sempre e tudo o que tente nos impedir de obedecê-la deve ser evitado.

Não precisamos do que Deus nos proibiu, não nos fará falta. Ele já nos deu o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário